quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A CRIAÇÃO IMEDIATA

Está fundamentada principalmente em Gênesis 1.1.A expressão ¨os céus e a terra¨quer indicar todo o universo,excetuando-se,portanto,somente o Criador.Antes desse ato de Deus,só existia a Trindade Santa.Nada precedeu ao ato da criação de Deus,a não ser aquela atividade na essência divina que resulta nas pessoas trinitárias,que não são criações,mas emanações.Daí a criação ser chamada de ¨pricipios dos feitos¨(Prov.8.22),e dizer-se Deus criou o céu e a terra ¨no pricipio¨(Gen.1.1).Assim,a doutrina do dualismo e da eternidade da matéria fica anulada pela doutrina bíblica da criação.Embora a palavra bara (heb) em Gn.1.1 e 2.3,4 signifique criação a partir do nada,a criação ex nihilo (do nada) não repousa no uso da palavra bara e da palavra ktizein(gr),pois elas são usadas às vezes no lugar das palavras asah e polein,e são traduzidas tanto como criar quanto fazer (cf.Gn1.1;Ne 9.6;Cl 1.16,17.).A inexistência de qualquer material preexistente é evidente não pelo sentido da palavra bara,mas pelo objeto da criação:¨os céus e a terra¨(todo o universo).Nada havia antes.¨Neste versiculo(...)a existência de qualquer material primitivo é excluida pelo objeto criado :o céu e a terra¨.

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