segunda-feira, 5 de agosto de 2013

SOTERIOLOGIA PARTE 1

  1. A doutrina da salvação.    A salvação tem seu fundamento em Deus. Perguntas como ¨por que somos salvos¨ e ¨como somos salvos¨ só podem encontrar resposta verdadeira em algo fora do homem, em Deus. É este fundamento da salvação que vamos considerar aqui.O homem só é salvo por causa da graça de Deus em Cristo. A graça divina é a fonte de onde promana a salvação. A Bíblia afirma que ¨onde abundou o pecado, superabundou a graça¨ (Rom 5.20). Ela proveu uma justificação gratuita em Cristo, para todos os que crêem ( Rom 3.24,25), e ¨se manifestou, trazendo a salvação a todos os homens¨( Tt 2.11). É pela graça que somos salvos (Ef 2.8). Ela produziu a obra de Cristo, que é a causa eficiente da salvação, e suscita a fé, que é o instrumento de aceitação, para que a salvação se torne uma realidade na experiência da vida. A graça de Deus se manifesta na concessão de favor a quem não merece. O maior favor da graça divina é a dádiva da salvação a quem não conseguiu cumprir as obras sa lei ( Rom 3.20,28; Gl 2.16). A graça exclui qualquer idéia de mérito, seja o mérito das obras da lei, seja da fé. A salvação não é por mérito, mas é um dom gratuito de Deus (Rm 6.23). Infelizmente, na história da Igreja e na vida de muitos cristãos hodiernos, muitas vezes a idéia de mérito no relacionamento com Deus prevalece sobre a graça e a fé. Precisamos permanecer firmes durante toda vida cristã na graça somente (Rm 5.2; Hb 4.16; 13.9;1 Pe 1.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário