quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PROFECIA

A palavra profecia também tem um sentido limitado e outro amplo.No primeiro caso,profecia significa a proclamação de uma revelação recebida diretamente de Deus, através de uma revelação especial.As mensagens proféticas de interesse para a humanidade relativas a redenção estão encerradas nas Escrituras, e nada mais deve ser acrescentado.O livro do Apocalipse constitui a última ¨revelação de Jesus Cristo¨para o seu povo na terra,tratando das ¨coisas que brevemente devem acontecer¨,uma profecia.A última palavra de Deus já foi falada por alguém que é maior do que os profetas(Hb 1.1).Nada se pode acrescentar ao ensinamento bíblico.Se ocorrer, terá a ver apenas com circunstâncias especiais, de caráter pessoal ou particular,e não com sentido universal (At 11.28;21.9-11).A própria Bíblia adverte muitas vezes contra o perigo dos falsos profetas(Mat 24.1,24;Lc 6.26;At 13.6-10;1 Cor14.29; 1Ts 5.20-22;2 Pd 2.1-22;1Jo 2.18,22;4.1-3).No sentido amplo, profecia é a proclamação da mensagem de Deus,recebida indiretamente, através das Escrituras, visando ¨edificação,exortação e consolação¨da igreja (1 Cor 14.3).Trata-se de uma percepção clara das realidades celestiais e a proclamação da verdade bíblica.Neste caso, a mensagem também veio de Deus, mas através de uma revelação já dada, que agora está sendo percebida e interpretada em novo contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário